terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

PREPARAÇÃO DE UMA FESTA DIFERENTE

PREPARAÇÃO DE UMA FESTA DIFERENTE

UMA FESTA DIFERENTE
Capa do livro dos finalistas do ano de 1966.
Desenho do Mestre Zé Luís
Queremos referir-nos à festa dos «Finalistas» da nossa Escola Industrial! Sim, trata-se da festa dos alunos do quinto ano!
- É verdade. Já lá vão cinco anos! E quem o havia de dizer? – Sim, naquele ambiente de guerra fria (e de guerra aberta…), em que a Escola Industrial dava os primeiros passos, sabendo muito embora resistir, amparada e acarinhada por alguns poucos, aos ataques de descrédito, de desconfiança e de incapacidade que, pelas razões referidas, lhe moviam de todos os lados, poucos acreditavam num futuro risonho e radioso, como tão legitimamente se pretendia. E quando tudo seria mais fácil, se houvesse a necessária compreensão aliada à mais desinteressada abnegação por uma obra que a todos vinham beneficiar, e cujos frutos, naturalmente, só mais tarde poderiam surgir, foi preciso recorrer à persistência, à dedicação e ao sacrifício quase heróico dos responsáveis para que se justificasse, devagar, mas seguramente e de acordo com as fracas condições de vida em que ainda hoje se encontra, a sua tão desejada mas difícil criação!
Esta festa, pois, terá um sabor muito especial para todos aqueles que a esperavam ansiosamente, não só por ser a primeiro no género na Escola, e em Penafiel, mas por constituir a prova mais cabal e eloquente dos benefícios enormes da Escola Industrial desta cidade.
Portanto, nunca será demais realçá-la, dar-lhe aquela evidência que merece: por mais incompreensível que pareça, ela significa o triunfo consolador de muitos e a derrota, triste e sem remédio, de alguns. Vai ser, pois, uma festa diferente…
Muito diferente daquelas que se têm feito!
Para terminar, íamos a dizer que a Escola Industrial de Penafiel está de parabéns, mas seremos mais verdadeiros, se afirmarmos: estamos todos de parabéns, vamos viver todos, aquela festa diferente …
In jornal “Notícias de Penafiel de 3 de Dezembro de 1965

Nenhum comentário:

Postar um comentário