domingo, 29 de setembro de 2019

A HISTÓRIA MAL CONTADA

A HISTÓRIA 
DA NOSSA ESCOLA 
ANDA A SER MAL CONTADA



No jornal “O Penafidelense” de 26 de Setembro de 2019, na página 7, na rubrica ANAIS DE PENAFIEL III 1951/1975, de José F. Coelho Ferreira, é publicado um pequeno texto com o título “DA HISTÓRIA DA ESCOLA INDUSTRIAL”, que podem ver na imagem que se segue.



Embora tenha nascido no tempo da censura, não vou censurar o texto, mas apenas corrigir certas imprecisões do mesmo. para acerto da história da nossa escola.



Como a abertura da escola deu-se em 9 de Outubro de 1961, as provas de admissão deram-se em Julho do mesmo ano e não em 1962 como vem no texto.Foram a exame 147 alunos e tendo chumbado 5, a Escola Industrial de Penafiel arrancou com 142 alunos.

Mais abaixo aparece o nome do primeiro director como sendo o Dr. Henrique Dias da Silva, quando o seu verdadeiro nome era Dr. Hernâni Dias da Silva.

E como não há duas sem três, logo a seguir ao Ciclo Preparatório aparece o Curso de Formação Electrónico, quando devia vir o Curso de Formação Electromecânico, que era de três anos e não de dois, assim como o de Formação Feminina que era de quatro e também aparece com dois. Enfim.

Estou mesmo a ver os iluminados da nossa praça a dizerem para os seus botões, que tenho a mania que sou um sabichão, ou então que julgo ser o detentor da verdade destas coisas da nossa Escola Industrial e Comercial de Penafiel, mas uma coisa podem crer, quer acreditem ou não, eu sei mais que um miúdo de dez anos.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

31º CONVÍVIO


31º CONVÍVIO
DOS ANTIGOS ALUNOS
DA ESCOLA INDUSTRIAL
E COMERCIAL DE PENAFIEL


Os antigos alunos da Escola Industrial e Comercial de Penafiel, realizaram no passado sábado, dia 1 de Junho de 2019, o seu 31º Convívio.

Desta vez, marcaram presença 128 ex-alunos, alguns dos quais percorrem centenas de quilómetros para nos brindarem com a sua presença. Foram eles:














Carlos Couto
Pacheco

Não podia deixar de agradecer ao Carlos Couto e ao Pacheco, que são os organizadores destes encontros, e que sem a carolice deles, estes convívios seriam muito mais difíceis de promover.


Também não quero deixar passar esta oportunidade para agradecer à Rosalina Dias Pereira, que nos brindou com um marcador que mencionava no seu verso “A magia do Encontro!”



Por fim, ao amigo Valdemar Costa que com o seu trabalho fotográfico nos vai registando estes encontros, nos vários pontos de encontro da amizade, começando com os abraços à chegada, passando pela escadaria do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos e terminando nas mesas, sempre no primeiro sábado do mês de Junho.



Noel que se desloca de Sacavém
Para os que vieram, e para aqueles que por qualquer motivo não puderam estar presentes…. Já sabem!

- Para o ano há mais!

segunda-feira, 13 de maio de 2019

AINDA HÁ QUEM NOS LEIA

AINDA HÁ QUEM NOS LEIA

Ao percorrer um blogue que fala de coisas do Porto, qual não é o meu espanto ao ver um texto por mim publicado no blogue "Contributos para a história da antiga ESCOLA INDUSTRIAL E COMERCIAL DE PENAFIEL", sobre a Desobriga Pascal, que foi encaixado num texto onde podemos saber mais sobre esta obrigação dos católicos pela quaresma.

Afinal de contas, ainda há quem nos leia...

http://portoarc.blogspot.com/search/label/Desobriga%20Pascal